Da Estação ao Morro do Calvário: Carlos Barbosa, RS
O local:
Carlos Barbosa é uma pequena e encantadora cidade da Serra Gaúcha, com cerca de 30 mil habitantes. Muito além disso, Carlos Barbosa é a cidade da Festiqueijo, do Futsal, da qualidade de vida e também da Maria Fumaça da Serra Gaúcha. Essas são credenciais suficientes para torná-la uma cidade turística. E como a cidade possui diversas atrações, escolhemos duas para mostrar neste post.
Carlos Barbosa é uma cidade de formação etnológica predominantemente italiana. Mas os pioneiros a colonizarem a região foram os alemães. Por isso, cultiva alguns traços europeus, principalmente no que tange a gastronomia.
Onde fica:
Carlos Barbosa pode ser acessada através da BR-470, tanto de Bento Gonçalves e Garibaldi, quanto de Salvador do Sul, Barão e Vale do Caí. Para quem vem de Porto Alegre e região, a opção é a RS-446, em São Vendelino, ou a VRS-813, de Farroupilha. Ver detalhes.
O que fazer:
É impossível transitar por Carlos Barbosa sem reparar alguns detalhes: postes, bandeiras, adereços, tudo na cor laranja. Esta é a cor do time de futsal da cidade, a ACBF - Associação Carlos Barbosa de Futsal, um time multi campeão e mundialmente conhecido e do qual os barbosenses carregam muito orgulho.
Já o Parque da Estação está longe de ser um mero detalhe. Localizado no Centro da cidade, entre as ruas Buarque de Macedo e Júlio de Castilhos, é um local de natureza exuberante, um dos principais pontos de encontro de barbosenses e visitantes. O nome se dá pela presença da edificação da antiga estação ferroviária da cidade, herança da época em que o transporte de passageiros ocorria por meio dos charmosos trens.
Já o Parque da Estação está longe de ser um mero detalhe. Localizado no Centro da cidade, entre as ruas Buarque de Macedo e Júlio de Castilhos, é um local de natureza exuberante, um dos principais pontos de encontro de barbosenses e visitantes. O nome se dá pela presença da edificação da antiga estação ferroviária da cidade, herança da época em que o transporte de passageiros ocorria por meio dos charmosos trens.
Aos finais de semana, o entorno do Parque da Estação é muito procurado. É um ótimo lugar para relaxar e deixar as crianças brincar no parquinho.
Se a ideia for passar o dia em Carlos Barbosa, no Centro há diversas opções de restaurantes. E não é caro para almoçar na cidade. As opções vão de buffet a quilo a boa e velha Alaminuta. Mas para quem quiser degustar queijos especiais, também há ótimas opções.
Residentes locais, os pombos ganharam uma casinha especial.
Mas se você achar o Parque da Estação agitado demais para relaxar, há pouco mais de 1 quilômetro dali, seguindo pela Rua Buarque de Macedo, no sentido a Barão, há um lugar especial. O Morro do Calvário é um local tranquilo e permite uma vista panorâmica da cidade. Prepare-se, pois a subida é íngreme.
Por ser um local zelado, é limpo e organizado, mas tem horário de visitação.
Para os fiéis, no alto do morro, há uma igreja. O Morro do Calvário é utilizado em celebrações, principalmente no período que antecede a Páscoa. Ao longo do percurso da subida, há as 14 estações da Via Sacra. Junto à igreja, há banheiros limpos e equipados para os visitantes.
Mas é este o ingrediente que torna o Morro do Calvário especial. A natureza é exuberante e a vista, incrível! O mirante está localizado há cerca de 80 metros acima da altitude média da cidade.
A vista é de 360º e permite até avistar algumas cidades vizinhas, como Farroupilha e Bento Gonçalves, na linha do horizonte.
Ao cair da tarde, o local parece ficar ainda mais belo. Não por acaso, é frequentado por famílias em busca de um local sossegado para relaxar e saborear um chimarrão.
Olhando para o sul, avista-se o trevo de acesso à BR-470, que liga Carlos Barbosa a Barão e ao Vale do Caí.
De longe, uma cena típica de cidades do interior: as vacas pastando no entorno da cidade.
Seja para um piquenique, seja para um chimarrão, ou somente para momentos de paz e meditação, o Morro do Calvário é um lugar especial.
Carlos Barbosa possui diversos outros atrativos, os quais serão mostrados futuramente neste blog. Se você visitar Carlos Barbosa, além de contemplar os lugares mostrados neste post, poderá adquirir ótimos queijos artesanais, ou então visitar o varejo da Tramontina, na entrada da cidade, andar de Maria Fumaça (sob agendamento, ver site). Enfim, opções não faltam. Para mais informações sobre turismo na cidade, acesse o site oficial da cidade: http://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/paginas/pontos-turisticos/32.
Acesse também a nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região.
Até a próxima!
Ir ao resumo
Comentários
Postar um comentário