Feliz até no nome

O local:

Feliz é uma simpática cidade gaúcha de cerca de 13 mil habitantes, a maioria deles, descendentes germânicos. Localizada às margens do Rio Caí e aos pés da Serra Gaúcha, esta pequena cidade tem muito mais a mostrar do que sua urbanidade e arquitetura.
Assim é Feliz, uma cidade feliz até em seu nome, que faz parte da região do Vale da Felicidade, região já abordada neste blog e que tem como principal característica a qualidade de vida. Região de colonização alemã, de música de bandas, de cervejarias, de parques, praças e flores, além de belezas naturais e IDH de Primeiro Mundo!
Flores em frente à Prefeitura de Feliz, Vale da Felicidade

Onde fica:

Feliz localiza-se às margens da RS-452, há 84 quilômetros de Porto Alegre e há 55 de Caxias do Sul. A RS-452 liga as duas principais rodovias entre a Serra e Região Metropolitana: a BR-116 e RS-122, iniciando no trevo junto ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Bom Princípio e terminando na rótula do antigo pedágio de Vila Cristina, em Caxias do Sul. Ao longo de seus 28 quilômetros, margeia o Rio Caí e contorna as encostas da Serra Gaúcha.

O que fazer:

O Parque Municipal de Feliz é um local de encontro de felizienses e de visitantes. O pórtico de acesso ao parque é imponente e em estilo enxaimel.
Entrada do Parque Municipal de Feliz, Vale da Felicidade

O parque revela, além do típico esmero germânico, um local de repouso e encontro de felizienses e visitantes. Aos finais de semana, o parque fica repleto de pessoas, seja com a cuia de chimarrão, seja com a cesta de piquenique. 
Parque Municipal de Feliz, Vale da Felicidade

O parque também conta com um belo lago e um centro de eventos.
Parque Municipal de Feliz, Vale da Felicidade

A ponte não é só decorativa. Ela passa sobre um pequeno afluente do Rio Caí.
Parque Municipal de Feliz, Vale da Felicidade

Andando pela cidade, é impossível não enxergar a torre da bela Igreja Matriz.
Torre da igreja de Feliz, Vale da Felicidade

Ao lado da Igreja Matriz, a praça Lidovino Antônio Fanton é um local especial da cidade. Além da bela praça e do parquinho das crianças, o entorno é repleto de bares e restaurantes, que lotam aos finais de semana. 
Praça Central de Feliz, Vale da Felicidade

Um palco no centro da praça é utilizado em apresentações de música alemã e festejos de final de ano.
Concha acústica na Praça Central de Feliz, Vale da Felicidade

A religiosidade também se faz presente, nesta fonte ao lado da igreja.
Praça Central de Feliz, Vale da Felicidade

Algo que impressiona na cidade de Feliz é a estrutura dos espaços públicos. Tanto o parque quanto a praça possuem organização invejável e o mais importante: banheiros limpos.
Praça Central de Feliz, Vale da Felicidade

Na Rua Pinheiro Machado, em frente à Praça Lodovino Antônio Fanton, os prédios públicos da Prefeitura e Secretarias Municipais são em estilo enxaimel. 
Prédio público no Centro de Feliz, Vale da Felicidade

O prédio da Prefeitura Municipal é uma imponente edificação que ostenta a beleza dos traços germânicos. Impossível passar por ali e não admirar.
Prefeitura Municipal de Feliz, Vale da Felicidade

Duas quadras abaixo da Prefeitura, a Rua Voluntários da Pátria é a que margeia o Rio Caí. O calçadão e os canteiros floridos é um convite para uma caminhada à beira do rio.
Calçadão às margens do Rio Caí

O Rio Caí, que nasce nos Campos de cima da Serra, atravessa a região do Vale da Felicidade a uma altitude média de 50 metros acima do nível do mar.
Rio Caí, Feliz, RS

Sobre o rio, a Ponte Metálica liga o centro a alguns bairros importantes da cidade, como o Bairro Matiel.
Ponte metálica sobre o Rio Caí, Feliz, RS

A ponte é de sentido único para o tráfego, portanto, sempre há veículos aguardando a oportunidade de passagem em um lado ou outro do rio. Ela também conta com plataformas elevadas para o fluxo de pedestres. Mais uma prova de que a cidade convida sua população e visitantes a desfrutá-la com passeios a pé.
Ponte metálica sobre o Rio Caí, Feliz, RS

Além de oferecer lazer, recreação, cultura alemã e muitas belezas naturais, Feliz localiza-se nas proximidades de alguns dos principais roteiros turísticos gaúchos. Além disso, há eventos o ano todo, como a tradicional Festa do Chopp de Feliz. Para mais informações sobre esta cidade fascinante, acesse a página oficial do Município: http://www.feliz.rs.gov.br/web/sobre-o-turismo
Acesse, também, nossa página no Facebook e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região.

Até a próxima!




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR