Ecomuseu e Vinícola Dal Pizzol - Faria Lemos, Bento Gonçalves
O local:
A família Dal Pizzol dedica-se a produção de vinhos há 13 gerações, sendo seis delas no Brasil. Aqui, a família originária da região do Vêneto, na Itália, produz vinhos, sucos e espumantes em um local de paisagem exuberante e repleto de aves ornamentais, ambiente mais do que propício à visitação. O Ecomuseu e Vinícola Dal Pizzol faz parte da Rota das Cantinas Históricas, em Faria Lemos, Bento Gonçalves. Trata-se de um parque temático que associa belezas naturais com a memória da vitivinicultura no Brasil, retratada por inúmeros objetos antigos que trazem à tona o dia-a-dia das famílias de imigrantes italianos, que tiravam seu sustento principalmente da agricultura.
O espaço de cerca de 8 hectares, composto por um belo parque e também por áreas verdes, expõe ao visitante os objetos antigos, os quais encontram-se distribuídos ao longo de uma trilha, que fica ainda mais instigante, pois margeia lagos repletos de cisnes e de diversas outras aves aquáticas. Enfim, um local fascinante que une sabores e belezas naturais!
Onde fica:
O Ecomuseu e Vinícola Dal Pizzol localiza-se no Km 5,3 da RS-431, pouco antes da comunidade de Faria Lemos e há pouco mais de 12 quilômetros do centro de Bento Gonçalves. O acesso é sinalizado e se dá por uma estradinha de chão, até a recepção, onde o visitante se apresenta e recebe o ticket para pagamento. O valor da entrada consta no site http://www.dalpizzol.com.br/ecomuseu/como-visitar. Crianças de até 12 anos pagam meia entrada e até 6 anos não pagam. Na ocasião, a entrada nos custou R$10,00 para adultos e R$5,00 para criança. Ver detalhes
O que fazer:
Na sede, o visitante poderá degustar e adquirir ótimos vinhos, sucos e espumantes. Cada uma das bebidas vem com a recomendação gastronômica e uma ficha técnica que inclui a variedade de uvas, o tipo de solo e as características físicas.
A sede da vinícola localiza-se junto a um belíssimo parque temático que conta com um museu a céu aberto, jardins zelados com esmero e muitas aves de diferentes espécies. Um local para ser visitado sem pressa e para recarregar suas baterias!
O parquinho para as crianças também não pode faltar.
Uma réplica das primeiras parreiras plantadas por imigrantes italianos, no final do século XIX, é exposta ao lado da Enoteca. As plantas eram escoradas com uma estrutura de madeira, sem arames. O parque também conta com uma das maiores coleções de variedades de uvas do mundo. O Vinhedo do Mundo é uma coleção com mais de 400 variedades de uvas de 30 países.
Algumas peças antigas de madeira estão expostas sob um abrigo coberto, a fim de garantir a conservação. Todas com suas respectivas identificações.
As charmosas casinhas de madeira, réplicas daquelas construídas pelos imigrantes, no final do século XIX, trazem ao ambiente um ar de bucolismo. Na varanda, artefatos utilizados na época da imigração.
Em meio aos jardins, aves de diversas espécies e artefatos antigos, há um quiosque com Food Truck à disposição de quem quiser fazer um lanche ou brindar com um bom vinho ou espumante.
A Enoteca é uma das pérolas do acervo. Um antigo forno de olaria foi transformado em adega, onde são acondicionados vinhos produzidos desde a década de 70.
A decoração é toda temática. Como esta mesa e bancos feitos com o vasilhame de madeira.
Entre uma e outra peça do museu, observávamos o desfile dos pavões.
No lago, o cisne negro chama a atenção com sua elegância.
No lago, o cisne negro chama a atenção com sua elegância.
Dentre as aves aquáticas, algumas espécies selvagens também se fazem presentes.
Passar algumas horas neste local em contato com a natureza, degustar excelentes vinhos, espumantes e sucos é uma verdadeira terapia.
O Ecomuseu e Vinícola Dal Pizzol ainda conta com um restaurante, às margens do lago, que atende a grupos sob agendamento. O contato pode ser feito pelo site http://www.dalpizzol.com.br/home, pelo e-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br ou pelos telefones: (54)3449-2255 ou (54)3449-2222. Agradecemos à equipe da Vinícola Dal Pizzol pelo atendimento cordial e atencioso, além da imersão à cultura italiana e das horas de paz e contato com a natureza que tivemos.
Em nossa página no Facebook há mais fotos deste e de outros lugares incríveis. Acesse, confira, curta!
Até a próxima!
Ir ao resumo
Em nossa página no Facebook há mais fotos deste e de outros lugares incríveis. Acesse, confira, curta!
Até a próxima!
Ir ao resumo
Comentários
Postar um comentário