A pioneira: Capela São José, Farroupilha, RS

O local: 

Construída em 1886, a pequena Capela São José, no interior de Farroupilha, é considerada a primeira edificação em alvenaria construída por imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. Frente ao seu valor histórico, ela recebeu um completo trabalho de restauração e requalificação, o qual foi concluído e a "nova antiga" capela foi entregue à comunidade em 2016. Assim foi o "Início de uma nova História", slogan adotado pela iniciativa de revitalização.
Capela São José, Farroupilha, Serra Gaúcha

Onde fica:

A Capela São José localiza-se há cerca de 5 quilômetros do centro da cidade, na comunidade de Linha São José, no Primeiro Distrito de Farroupilha. Para chegar até lá, é preciso acessar a RS-122, no trevo em frente ao Centro de Compras Farroupilha, seguindo no sentido à Caxias do Sul. Entrar no Bairro Industrial pela Rua André Colombo. Após 6 quadras, acessar a Rua Raimundo Arrosi, à direita, a Rua Pedro Arrosi, à esquerda e a estradinha não pavimentada, que encontra-se em boas condições para o tráfego. O acesso à Linha São José é sinalizado. São cerca de 2 quilômetros de estrada de chão até a igreja. Ver detalhes

O que fazer:

À primeira impressão, é só uma igreja ao lado de outra. Mas a Capela São José é especial. A primeira edificação em alvenaria construída por imigrantes italianos no Rio Grande do Sul teve seu charme realçado após receber o tratamento de restauração. Neste trabalho, foram mantidas todas as características originais da edificação, como os tijolos fixados com barro, que era utilizado na época, no lugar de cimento. 
Capela São José, Farroupilha, Serra Gaúcha

Um trabalho cuidadosamente executado só podia resultar em uma obra de arte! A antiga capela, então abandonada e caindo aos pedaços, ganhou vida, como era no século XIX.
Os primeiros imigrantes italianos a se instalar no Rio Grande do Sul fixaram suas raízes no local onde hoje é o Distrito de Nova Milano, há 4 quilômetros da Linha São José. Na época, montaram um barracão para abrigar as famílias. Depois, pequenas casas de madeira rústica foram sendo construídas na região.  Devido à limitação de recursos, a alvenaria somente foi utilizada para edificar algumas igrejas. A primeira delas, justamente, a Capela São José.
Centenária igreja em Farroupilha, Serra Gaúcha

Ao lado da capela, uma cruz acompanha a pedra onde foram fixadas as placas de reinauguração.
Igreja centenária em Farroupilha, Serra Gaúcha

Os detalhes do campanário também foram preservados. 
Igreja centenária em Farroupilha, Serra Gaúcha

Hoje, o sino que badala chamando os fiéis para as celebrações segue sendo o mesmo do antigo campanário, mas as missas são realizadas na nova igreja construída na década de 50, ao lado. 
Sino da igreja São José, Farroupilha, Serra Gaúcha

Acima da porta, o ano denuncia a idade da "velha senhora"!
Igreja centenária em Farroupilha, Serra Gaúcha

A decoração do interior também se manteve fiel à original. Só os bancos e o altar não foram reconstituídos.
Igreja centenária em Farroupilha, Serra Gaúcha

Além do valor histórico e cultural da antiga Capela São José, a paisagem da região é encantadora.
Paisagem rural no interior de Farroupilha, Serra Gaúcha

Ao visitar o interior de Farroupilha, histórias como a da Capela São José são contadas pelos moradores locais com o carinho e a riqueza de detalhes de quem descende dos povos que desbravaram esta fascinante região.
O objetivo principal da revitalização da Capela São José está em seu reconhecimento como patrimônio da humanidade. Além disso, o local é utilizado como palco de eventos culturais, artísticos e sociais da comunidade de Linha São José.
Veja mais fotos deste local fascinante na nossa página no Facebook: www.facebook.com/viciadosemestrada



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR