Interior de Flores da Cunha: Mato Perso

O local:

O interior de qualquer cidade da Serra Gaúcha é repleto de belezas que se estendem sobre suas montanhas e vales, parreirais que parecem desenhados sobre os montes, singelos cenários de pequenas comunidades com uma tradicional igrejinha em sua sede. Aliás, nessas localidades, imigrantes italianos se estabeleciam, construindo primeiramente uma igreja e uma escola. Na sequência, construíam as casas das famílias em seu entorno. Nas terras cheias de altos e baixos, declividades acentuadas e relevos que mais perecem dobras, estes desbravadores tiravam seu sustento, "plantando com a espingarda e colhendo com o laço", como diziam.  Mas a dificuldade em cultivar foi compensada com paisagens encantadoras, que caracterizam a Serra Gaúcha.
Passeando pelo interior de Flores da Cunha, os caminhos são cheios de surpresas, dentre mirantes, vinícolas, parreiras e pessegueiros, que compõe paisagens magníficas, como a do Mirante Gaio, na localidade de Mato Perso. O mirante localiza-se em propriedade particular, junto à Vinícola Gaio, mas é aberto à visitação e permite uma bela vista da junção do Rio Tega com o Rio das Antas, na divisa de 3 municípios: Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. 

Mirante Gaio: Arroio Tega e Rio das Antas

Onde fica:

Mato Perso localiza-se no lado oeste do município de Flores da Cunha, no limite entre os municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Seu principal acesso é pavimentado e inicia na RS-453, na localidade de Forqueta, entre Farroupilha e Caxias do Sul. Após entrar na Avenida Artur Perotoni, são mais 16 quilômetros até Mato Perso. O caminho, além de ser bem sinalizado, é muito bonito e tranquilo. Não por acaso, aos finais de semana, encontra-se vários ciclistas ao longo do trecho. Ver detalhes

O que fazer:

A nossa primeira parada foi na sede da comunidade de Mato Perso. A igreja e o imponente campanário, todo construído em basalto extraído da própria região, atrai a atenção até de quem não é religioso.
Igreja de Mato Perso

A igreja é simples, mas acolhedora.
Igreja de Mato Perso

O campanário, inaugurado em 1960, ostenta os nomes de seus construtores, além do pároco da época. Uma bela edificação que demonstra o esmero dos descendentes de italianos que habitam a região.
Campanário da igreja de Mato Perso

Flagramos até um urubu espreitando no alto do campanário.
Urubu no alto do campanário

Seguimos pela estrada para a localidade de São Vitor, também pavimentada e em boas condições. As parreiras são a marca registrada do município que mais produz vinhos no Brasil.
Paisagem rural em Mato Perso

A paisagem vai ficando mais bonita a cada quilômetro que percorremos. No trevo de acesso a São Vitor, seguimos à direita, por uma estradinha não pavimentada.
Paisagem rural em Mato Perso


Á medida que nos aproximamos do limite do município, os vales dos rios vão aparecendo e evidenciando paisagens de cartão postal.  
Paisagem rural em Mato Perso


Os parreirais estão sem folhas no inverno, mas isso não deixa o cenário menos belo. À frente, o vale do Rio Tega, que atravessa o município de Caxias do Sul, parte de Flores da Cunha e deságua no Rio das Antas. 
Paisagem rural em Mato Perso


Cerca de 3 quilômetros depois do trevo, na entrada da propriedade pertencente à Vinícola Gaio, chegamos a este local.
Mirante Gaio, Mato Perso

O Mirante Gaio fica no final do gramado e possui cerca de proteção. À frente, há um belo, mas perigoso paredão de rocha.
Mirante Gaio

A vista é realmente incrível!
Mirante Gaio, Serra Gaúcha

O vale é impressionante e delimita os municípios de Flores da Cunha (lado esquerdo), Nova Pádua (lado direito) e Nova Roma do Sul (parte superior da foto). 
Mirante Gaio, Rio das Antas e Arroio Tega
Mirante Gaio, Rio das Antas, Arroio Tega, Serra Gaúcha

Vale gastar algumas horas admirando esta paisagem.
Arroio Tega e Rio das Antas, vistos do Mirante Gaio


Na volta, mais algumas paradas para admirar os vales. Há de se ter cuidado, pois a estrada é estreita e não tem muitos locais com refúgio para parar o carro.
Montanhas e vales em Mato Perso, Serra Gaúcha

Ao final da tarde, a luz do sol e a sombra se associam e realçam as montanhas. 
Bela paisagem de montanhas e vales na Serra Gaúcha

Ao visitar Mato Perso, você também pode aproveitar e conhecer as diversas vinícolas da região. Mas antes, consulte os horários de funcionamento e disponibilidade da visitação. Para mais informações sobre turismo em Flores da Cunha, acesse a página oficial do município: http://www.floresdacunha.rs.gov.br/turismo.php?categoria=1
Acesse nossa página no Facebook, www.facebook.com/viciadosemestrada, e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região.




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR