Jardim Mais Alto da Serra e Mirante Menino Jesus de Praga
O local:
A Serra Gaúcha é cheia de altos e baixos, morros e vales. É isso que a torna tão atraente. Essas paisagens que lembravam os belos montes do interior da Europa acabaram atraindo os imigrantes oriundos do Velho Continente, nos séculos XIX e XX, que aqui se estabeleceram. A exemplo disso, a Linha Imperial foi colonizada por imigrantes vindos da região da Boêmia, na Alemanha.
A cidade de Nova Petrópolis, cujo centro encontra-se a uma altitude de cerca de 500 metros acima do nível do mar, possui um jardim em local 300 metros acima. Um local de paisagismo encantador e que possibilita uma vista incrível da região. Por isso, é chamado de Jardim Mais Alto da Serra. Um local que vale a pena ser visitado com tempo, pois, com esta vista, dá para ficar horas e horas admirando!
Onde fica:
O Jardim Mais Alto da Serra localiza-se no alto do Morro da Fome - Hungerberg, na Linha Imperial. Para quem vem do centro de Nova Petrópolis, pela RS-235, em frente ao acesso à praça central da comunidade, a Praça Padre Teodoro, há uma entrada à direita, com calçamento, que conduz ao salão da comunidade e a um restaurante. Depois de 300 metros, a estrada passa a ser sem pavimento, mas em boas condições. São cerca de 3,5 quilômetros, até a entrada do jardim. Ver detalhes
O que fazer:
No alto do Morro da Fome - Hungerberg, o Mirante Menino Jesus de Praga e o Jardim Mais Alto da Serra dão o seu espetáculo. Trata-se de um local que associa belezas naturais, religiosidade e paz.
Ao chegarmos no local, o GPS marcava 824 metros de altitude. O valor da entrada no jardim é de R$5,00 por pessoa. Crianças com até 12 anos não pagam. É só estacionar o carro, atrás da capela, e contemplar a vista magnífica.
Ao chegarmos no local, o GPS marcava 824 metros de altitude. O valor da entrada no jardim é de R$5,00 por pessoa. Crianças com até 12 anos não pagam. É só estacionar o carro, atrás da capela, e contemplar a vista magnífica.
A estátua do cavalo, em frente à capela, faz alusão ao nome da localidade, além de dar um ar de imponência.
O caminho do estacionamento até o Mirante Menino Jesus de Praga é uma calçada rodeada de flores e plantas ornamentais. O mirante fica sobre a capela de mesmo nome. Ali, também funciona uma pequena lanchonete e banheiros públicos.
A capela abriga a imagem do Menino Jesus de Praga, trazida da Boêmia, região de origem da maior parte dos colonizadores da comunidade.
Sobre o mirante, há alguns bancos. Um convite para ficarmos ali durante horas, contemplando a vista e o azul do céu! Sobre o mirante, visitantes de diversas regiões do Brasil mesclavam seus sotaques, mas tinham uma só sensação: admiração.
Atrás do mirante, por entre as árvores, avista-se alguns paredões de pedra.
A cidade de Nova Petrópolis fica parcialmente visível do alto do morro.
A linha do horizonte evidencia as cidades de Caxias do Sul e Farroupilha, além de belezas naturais em um raio de cerca de 50 quilômetros.
As plantações no vale, vistas de cima, formam um belo mosaico.
O capricho está presente em todos os detalhes do jardim.
Neste belo local, o único sentimento negativo que se pode ter é o de não querer sair dali.
O Mirante Menino Jesus de Praga e Jardim Mais Alto da Serra encerra o roteiro turístico Armazém Rosa Mosqueta, que inicia na Linha Imperial e é composto por 6 pontos de visitação. Inaugurado recentemente, é só mais um dos inúmeros atrativos turísticos da região, portanto, recomendo que leitor reserve, ao menos, um final de semana para conseguir ver todos eles.
Não deixe de visitar nossa página no Facebook, www.facebook.com/viciadosemestrada, e conferir mais fotos deste e de outros lugares incríveis da nossa região.Até a próxima!
Ir ao resumo
Comentários
Postar um comentário