Interior de Nova Petrópolis: Linha Imperial

O local:

Que Nova Petrópolis possui inúmeras atrações para atender a todos os gostos, isso já não é novidade! Saibam que o interior deste encantador município reserva muitas surpresas e opções de ótimos passeios. Assim é a Linha Imperial, com seus jardins floridos, casarões em estilo enxaimel e belezas naturais, não por acaso faz parte do roteiro de diversas agências de turismo. 
O pórtico de acesso à cidade, para quem vem de Gramado, pela RS-235 já é uma atração, pois além de ser uma bela estrutura, conta com uma passarela. Um ótimo local para fotografar e apreciar a paisagem.
Pórtico de Nova Petrópolis, RS-235

Onde fica:

A Linha Imperial localiza-se às margens da RS-235, entre os municípios de Nova Petrópolis e Gramado. Se estiver trafegando no sentido a Gramado, à esquerda encontra-se a Praça Padre Teodoro, a Igreja São Lourenço Mártir e o Pinheiro Multissecular. Já à direita, há o salão da Sociedade Concórdia da Linha Imperial e também o acesso à pista de aeromodelismo e o Jardim Mais Alto da Serra, que ganhará post específico neste blog.

O que fazer:

Ao entrar na Linha Imperial, é impossível passar pela Praça Padre Teodoro e ficar indiferente. Um local realmente magnífico. Ao lado do jardim, há uma pracinha para as crianças brincarem. 
Linha Imperial, Nova Petrópolis, Serra Gaucha

Eis uma forma bem humorada de fazer previsão do tempo: é só observar o estado da corda.
Corda do Tempo, Linha Imperial, Nova Petrópolis, Serra Gaucha

Nas charmosas casas em estilo enxaimel, ao lado da praça, funciona um estabelecimento comercial e uma casa de artesanato.
Casa em estilo enxaimel, Linha Imperial, Nova Petrópolis, Serra Gaucha

Em frente à praça, ao lado da Igreja São Lourenço Mártir, o acesso à Secretaria Paroquial exibe um belo jardim. Parece até cenário de filme de época.
Belo jardim na Linha Imperial, Nova Petrópolis, Serra Gaucha

Seguindo por mais um quilômetro comunidade adentro, chegamos a mais uma das atrações da região: o Pinheiro Multissecular, uma árvore com idade estimada em 1000 anos! Estava ali muito antes da América ser descoberta.
Pinheiro Multissecular, Linha Imperial, Nova Petrópolis, Serra Gaucha

Após estacionar o carro em local reservado, uma trilha com cerca de 300 metros leva os visitantes até à árvore multissecular. O pinheiro encontra-se dentro de uma propriedade particular, mas aberta à visitação. 
Pinheiro Multissecular, Linha Imperial, Nova Petrópolis, Serra Gaucha

Trata-se de um pinheiro enorme, cujos galhos denunciam sua "velhice".
Pinheiro com mais de 500 anos na Linha Imperial, Nova Petrópolis, Serra Gaucha

A Linha Imperial conta com alguns ótimos restaurantes, pousadas, um hotel e um café colonial. Reserve tempo em seu roteiro turístico para visitar este local especial de Nova Petrópolis.
Para mais informações, acesse o site http://www.novapetropolis.rs.gov.br/servicos_int.php?tipo=5.
Acesse também a nossa página no Facebook para curtir mais fotos deste e de outros lugares incríveis: www.facebook.com/viciadosemestrada.

Até a próxima!






Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR