Flores da Cunha: Terra do Galo, da Vindima e dos Compassos da Mérica Mérica

O local:

Bem vindo à terra da vindima, das vinícolas e dos Compassos da Mérica Mérica! Flores da Cunha, na Serra gaúcha, certamente é o destino perfeito para quem gosta de turismo gastronômico, rural, religioso e até ecológico. Este pequeno município, de cerca de 30 mil habitantes, predominantemente de descendência italiana, extrai de suas raízes sua identidade e dom para o turismo.
Flores da Cunha é o maior produtor de vinhos do Brasil. Na sua última vindima, colheu, em seus 272 Km² de território, pouco mais de 80 mil toneladas de uva, sendo que cerca de 80% desta produção é destinada à produção de vinhos. Além disso, para abastecer as 160 vinícolas da cidade, também são utilizadas uvas produzidas em municípios vizinhos, como Nova Pádua, especialista em uvas de altitude, Antônio Prado, Farroupilha e até de Caxias do Sul.

Pórtico na Avenida Vinte e Cinco de Julho, Flores da Cunha, Serra Gaúcha

Onde fica:

Flores da Cunha é um município vizinho a Caxias do Sul. Seu principal acesso se dá pela RS-122. A cidade também conhecida como "Terra do Galo", distante 139 quilômetros de Porto Alegre e com altitude média superior a 750 metros acima do nível do mar, possui clima e solo perfeitos para o cultivo das videiras, não por acaso a Vindima é um de seus principais eventos. Ver detalhes

O que fazer:

Esta encantadora e acolhedora cidade possui atrações para todos os gostos. Para quem quiser simplesmente passear pela cidade, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, localizada em frente a belíssima Praça da Bandeira, no centro da cidade, certamente será a primeira a ser visitada. É impossível não se encantar com esta bela edificação, além do seu valor religioso, que atrai fiéis de toda a região. 
Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Flores da Cunha, Serra Gaúcha

Ao lado da igreja, um campanário de 55 metros de altura e todo construído em pedra ostenta quatro relógios, um para cada uma das faces, além de cinco sinos de diferentes tamanhos, produzidos na França. Sua construção encerrou em 1949.
Campanário da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Flores da Cunha

A recente revitalização da Praça da Bandeira passou pela transformação da Rua Vinte e Cinco de Julho, em frente à Igreja Matriz, em calçadão. Assim, a praça ganhou espaço e tornou-se um atraente ponto de lazer para florenses e visitantes.
Praça da Bandeira, Flores da Cunha, Serra Gaúcha

Além do calçadão, monumentos dividem o espaço com os jardins floridos.
Praça da Bandeira, Flores da Cunha, RS

Para o município que possui flores até no nome, os jardins são belos, fartos e de cores variadas.
Praça da Bandeira, Flores da Cunha, RS

Há 1 quilômetro da Praça da Bandeira, o Parque da Vindima Elóy Kunz localiza-se em um ponto cerca de 100 metros mais alto do que o centro da cidade. O caminho, pela Avenida Vindima, é íngreme, mas repleto de belezas, com parreiras ornamentais no canteiro central.
Avenida da Vindima, acesso ao Parque da Vindima Elói Kunz

Lá de cima, a vista da cidade é magnífica.
Vista da cidade de Flores da Cunha, do Parque da Vindima

Também próximo ao centro, na Rua Terezinha Mari Zorgi, encontra-se o Eremitério Frei Salvador. Um local que associa o contato com a natureza com a paz, a fé e a religiosidade.
Eremitério Frei Salvador, Flores da Cunha, Serra Gaúcha

Para quem optar por explorar o interior do município, é fácil perceber porque ele é o maior produtor de vinhos e segundo maior produtor de uvas do país. É só olhar para os montes cobertos de parreiras que, juntamente com as pequenas propriedades rurais, formam um atraente cenário bucólico. Utilizando esta virtude da cidade, o turismo rural acaba sendo potencializado, não só no verão, época da vindima (colheita da uva), como também no inverno, época em que o verde dá lugar aos tons de marrom dos galhos e folhas secas e, eventualmente, pelo branco das geadas.
Paisagem rural no interior de Flores da Cunha, Serra Gaúcha

No interior do município, a comunidade de Otávio Rocha (ver post específico) oferece ao visitante ótima gastronomia, belezas naturais e o melhor da cultura italiana.
Também no interior do município, o Mirante Gelain (ver post específico), situado na localidade de Alfredo Chaves e o Mirante Gaio, junto à Vinícola Gaio, localizado no Distrito de Mato Perso, são excelentes atrações para quem gosta de turismo ecológico e de paisagens espetaculares. Eles dão ao visitante uma vista magnífica de diferentes pontos do Vale do Rio das Antas.
Ao percorrer cerca de 13 quilômetros pela RS-122, até a divisa com o município de Antônio Prado, encontra-se mais um belo ponto de observação do Vale do Rio das Antas, paisagem que dispensa descrições e comentários. O sinuoso trecho de descida da serra possui um alto índice de acidentes, por isso, requer cautela dos motoristas.
Rio das Antas, entre Flores da Cunha e Antônio Prado

O roteiro turístico Compassos da Mérica Mérica, que faz menção ao Hino da Imigração Italiana na América, foi idealizado por produtores rurais de 4 localidades do interior do município. O roteiro é composto por visitações a propriedades rurais e vinícolas, além da comercialização de produtos coloniais da região e busca o resgate da cultura dos imigrantes italianos.
Além da interação com a vida da colônia, do turismo cultural e gastronômico, dois eventos agitam Flores da Cunha: a FenaVindima, voltada para a colheita da uva e produção de vinhos e a Feira de Inverno, que mostra o potencial da indústria da cidade. Além destes, o feriado de Corpus Christi reserva, além de um dia de peregrinação de fiéis, o belo visual dos tradicionais tapetes coloridos, confeccionados por moradores locais.
Das 160 vinícolas da cidade, algumas recebem visitantes. Destaque para a vinícola Luiz Argenta, considerada a mais bela do Brasil.
Acesse a página oficial da cidade, http://www.floresdacunha.rs.gov.br/galeria-imagens/atrativos-turisticos, e confira mais informações sobre turismo na região.
Visite também nossa página no Facebook: www.facebook.com/viciadosemestrada e confira mais fotos deste e de outros lugares incríveis.

Até a próxima!



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR