Salvador do Sul

O local:

O Vale da Felicidade é uma região do Rio Grande do Sul formada por um grupo de municípios próximos ao leito do Rio Caí. Este nome é atribuído à região em virtude de suas características, que a distinguem do restante do Brasil. Trata se de uma região de matriz germânica e números realmente impressionantes. Índices como o de pobreza, analfabetismo, saúde e longevidade são semelhantes aos de países de Primeiro Mundo, como a Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Isto, associado a um custo de vida reduzido, se comparado ao de outras regiões brasileiras, permite que seus habitantes se considerem realmente felizes.
Compõe o Vale da Felicidade os municípios de Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Nova Santa Rita, Pareci Novo, Portão, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi e Vale Real. A maior delas é Montenegro, com pouco mais de 62 mil habitantes. Todas elas são pequenas, limpas e organizadas.
Visitamos a região e presenciamos a felicidade contagiante da população. É fácil chegar a um desses pequenos municípios, num final de semana e se deparar com uma banda tocando música alemã em uma praça. Muito convidativo! As crianças aprendem, desde os primeiros anos de escola, além das matérias previstas em lei, a Língua Alemã.
O nosso primeiro destino, neste canto fascinante do Sul do Brasil, inicia em Salvador do Sul, uma cidade com pouco mais de 7 mil habitantes, localizada na encosta da Serra Gaúcha. A colonização alemã no território que hoje pertence à cidade, iniciou-se em meados de 1855, por imigrantes católicos. Cinco anos depois, a primeira escola comunitária foi inaugurada.

Onde fica:

Salvador do Sul fica às margens da BR-470, há uma distância de 96 quilômetros de Porto Alegre e cerca de 490 metros acima do nível do mar. A cidade tem seu perímetro urbano cortado pela Avenida Duque de Caxias, onde dois belos pórticos a delimitam, tanto no acesso norte, o principal deles, quanto no acesso sul. O curioso é que os pórticos de acessos principais de Salvador do Sul e da cidade vizinha, São Pedro da Serra, estão há pouco mais de 100 metros de distância, um do outro. Ver detalhes
Pórtico Sul de Salvador do Sul, RS

De Porto Alegre, utiliza-se a BR-116, até Novo Hamburgo. Depois, a RS-240, até o pedágio, em Portão, onde toma-se o retorno e o acesso a Montenegro. Por último, a BR-470, no trevo, em Montenegro e a subida da serra.
Da região da Serra, utiliza-se a BR-470, que passa pelas cidades de Carlos Barbosa, Barão e São Pedro da Serra, antes de chegar ao destino.

O que fazer:

Salvador do Sul é uma daquelas cidadezinhas encantadoras, com suas edificações em estilo enxaimel, ruas com canteiros floridos e uma bela praça central.
Localizada na Avenida Duque de Caxias, no centro da cidade, a Praça Municipal José Lindolpho Hummes é um atraente ponto de encontro de salvadorenses e visitantes. A bela praça, dotada de um grande chafariz e esta torre que ostenta 4 sinos, em frente à igreja, é um dos principais cartões postais da cidade.
Torre de sinos na Praça Municipal José Lindolpho Hummes

Seguindo pela BR-470, no sentido a Montenegro, a descida da serra proporciona ao visitante uma vista magnífica de vales e montanhas, além um charmoso trecho de rodovia.
BR-470

Esta vista espetacular, às margens da rodovia, evidencia uma das características desta região, que mescla vales e montanhas, na encosta da serra. No fundo do vale, avista-se alguns pequenos municípios, como Harmonia e Tupandi.
Vista do vale na entrada da cidade

Na localidade de Linha Bonita Alta, este casarão chama a atenção. Trata-se de uma edificação, cuja conclusão de sua construção ocorreu em 1894. Hoje, ela é utilizada como bar.
Casarão da Linha Bonita Alta, Salvador do Sul, RS

Ao lado do casarão, este pórtico indica o início da Rota Colonial Linha Stein, um roteiro cercado de belezas, uma verdadeira imersão na vida colonial de moradores locais. A rota inclui visitação a algumas propriedades rurais da região, além de trilhas ecológicas e comercialização de produtos coloniais. A visitação às propriedades deve ser agendada.
Rota Colonial Linha Stein, Salvador do Sul, RS

Junto à Rota Colonial Linha Stein, há um túnel concluído em 1906: o Túnel da Linha Bonita Alta. Foi o primeiro túnel curvilíneo a ser construído na América Latina. Originalmente, ela fazia parte de uma ferrovia que ligava Montenegro a Caxias do Sul. 
Túnel da Linha Bonita Alta, Salvador do Sul, RS

O túnel, com 93 metros de extensão e 5,70 metros de altura, foi preservado e é utilizado por moradores locais, que transitam pela estradinha do interior da cidade. Uma bela obra de arte!
Túnel da Linha Bonita Alta, Salvador do Sul, RS

Por ser curvilíneo, a luz no fim do túnel é avistada após alguns metros. Como a largura do túnel é de 4,10 metros, permite tráfego em sentido único. 
Túnel da Linha Bonita Alta, Salvador do Sul, RS

Salvador do Sul possui todas as características para justificar o nome dado a região. A tranquilidade associada às belezas naturais e à arquitetura germânica são marcas registradas da cidade e de todo o Vale da Felicidade.
Além das atrações mostradas neste post, Salvador do Sul possui uma boa rede de restaurantes e hotéis. Destaque para o Hotel e SPA Candeeiro da Serra, localizado na parte mais alta da cidade, possui, além de ótima estrutura e atendimento, uma vista incrível dos vales e montanhas da região.
Encerro o post com a certeza de que voltaremos a visitar esta encantadora e hospitaleira cidade, mostrando mais atrações e aproveitando tudo o que ela oferece.
Para mais informações sobre o turismo na cidade, acesse http://www.salvadordosul.rs.gov.br/pontos_turisticos/. Não deixe de acessar nossa página no Facebook para ver mais fotos deste e de outros lugares incríveis. Acesse www.facebook.com/viciadosemestrada e confira.


Ir ao resumo



Comentários

Postar um comentário

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR