Maratá, RS

O local:

Eis mais um pequeno e encantador município do Vale da Felicidade. Fundada em 20 de março de 1992, a jovem Maratá, que recém completou 25 anos, é mais uma daquelas cidades pequenas notáveis, seja pela beleza e organização de suas edificações em estilo enxaimel, seja pelas belezas naturais que nela repousam.
A colonização alemã na região, hoje pertencente a Maratá, iniciou a partir da segunda metade do século XIX. Hoje, com cerca de 3 mil habitantes, a cidade ostenta traços e características de sua origem etnológica. Tanto que seu principal evento anual é a Oktoberfest, festa originalmente germânica.

Onde fica:

Maratá localiza-se há cerca de 85 quilômetros de Porto Alegre e há pouco mais de 90 quilômetros de Caxias do Sul. Para chegar até lá, partindo da Capital, utiliza-se as rodovias federais BR-116 e BR-386. Depois, a RS-124, até o município de Montenegro, onde toma-se a BR-470, em direção à Serra, seguindo por cerca de 13 quilômetros, até o trevo de acesso à RS-411, uma das rotas de escoamento da produção de cítricos da região e um dos principais acessos a Maratá. Embora possua alguns trechos sem pavimentação, a estrada possui boas condições.
A partir da Serra, utiliza-se a BR-470, em Carlos Barbosa passando pelos municípios de São Pedro da Serra, Salvador do Sul e São José do Sul, até o trevo de acesso à RS-411.
Os belos e estilosos pórticos estão localizados na entrada pela Rua Miguel Schneider e na RS-411, para a cidade vizinha: Brochier. Ver detalhes

Pórtico de Maratá, RS

O que fazer:

É impossível não associar Maratá ao povo que a colonizou, uma vez que suas cores e idioma estão presentes até na placa de boas vindas, próximo ao centro da cidade.
As cores da Alemanha na pequena cidade gaúcha de Maratá

Também próximo ao centro, o Parque Municipal da Oktoberfest, tem como anfitriões os icônicos personagens germânicos Fritz e Frida, mascotes do evento.
Parque da Oktoberfest, Maratá, RS

Em frente ao Parque da Oktoberfest, encontra-se a Praça Municipal, um local bonito e limpo, que agrada públicos de todas as idades, desde as crianças, que brincam nos brinquedos da pracinha, até os adultos, que repousam sob a sombra das árvores para tomar chimarrão e conversar. A praça também mantém em sua temática, traços da cultura germânica, como o chafariz, que parece ser abastecido por canecas de chopp e lixeiras em formato de barris. Destaque para os banheiros públicos, que são limpos e organizados.
Praça Central de Maratá, RS

Há cerca de 2 quilômetros do centro, seguindo através da RS-411, sentido a Brochier, encontra-se o Parque da Cascata Maratá. Um local dotado de área de camping, bar, restaurante, churrasqueiras, além da sua principal atração, a cachoeira de 15 metros de altura.
Cascata Maratá, no interior do município

Para ter acesso ao parque, que é zelado pela iniciativa privada, o visitante deverá pagar R$10,00 para estacionar o carro e mais R$5,00 por pessoa. Um valor simbólico, tendo em vista a beleza e organização do lugar, que durante o veraneio, conta até com salva-vidas.
Cascata Maratá

Há pouco mais de 2 quilômetros do centro da cidade, seguindo pela Rua Miguel Schneider, há outra bela cachoeira: a Cascata Vitória. Mais alta e imponente do que a Cascata Maratá, a Vitória, que é a queda d'água do Arroio Brochier, também encontra-se dentro de um parque zelado pela iniciativa privada. O parque conta com os mesmos itens de lazer que o anterior e os valores para estacionamento e ingresso também são iguais. 
Cascata Vitória

Para quem gosta de se aventurar, uma trilha conduz o visitante até o topo da queda d'água de 30 metros. A trilha possui trechos íngremes, perigosos e de difícil acesso, não recomendados a crianças e idosos. Uma grande placa, no início da trilha, adverte sobre as dificuldades.
Alto da Cascata Vitória

Entretanto, a vista lá de cima compensa o esforço.
Vista do alto da Cascata Vitória

Retornando ao centro da cidade, pela Rua Miguel Schneider, encontra-se a Trilha Turística. Trata-se de um atalho entre a Cascata Vitória e o Parque Municipal da Oktoberfest, que passa por um túnel de árvores e é um excelente caminho para quem gosta de uma caminhada em contato com a natureza. A Trilha Turística conta com ótima iluminação, o que possibilita até mesmo passeios noturnos, sendo Maratá uma cidade tranquila.
Trilha Turística, Maratá, RS

Conheça Maratá e desfrute de momentos de paz e contato com a natureza, ou reserve um lugar em sua agenda para outubro e prestigie a Oktoberfest da cidade. Para os apreciadores de cervejas artesanais, Maratá conta com uma micro cervejaria, a GoldBier, localizada às margens da RS-411, sentido a São José do Sul e que funciona aos sábados, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 21:00.
Para mais informações sobre turismo nesta bela cidade, acesse a página http://www.marata.rs.gov.br/pontos_turisticos/.
Não deixe de acessar nossa página no Facebook e conferir mais fotos deste e de outros lugares fascinantes. Acesse www.facebook.com/viciadosemestrada, curta, comente. Sua sugestão será sempre bem vinda!
Reserve seu hotel em Booking.com, e confira os melhores preços. Acesse o link a seguir e aproveite!

Até a próxima!








Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR