De olho nas multas

Guarda de trânsito aplicando um auto de infração

Feriadão após feriadão, o índice de multas aplicadas em rodovias do Brasil tem aumentado muito, se comparado com o mesmo período de anos anteriores.
Segundo dados divulgados pelos órgãos de fiscalização, a maior parte dessas infrações se referem a velocidade acima do permitido e ultrapassagem em local proibido, além da perigosa embriaguez ao volante, que rende até uma prisão em flagrante, suspensão da CNH e apreensão do veículo.
Conversando com várias pessoas que se consideram infratores incorrigíveis, perguntei-lhes se sempre estão com pressa para justificar tal atitude. A resposta é estarrecedora.
Grande parte respondeu que não tem paciência para ficar atrás de um veículo lento e, mesmo sem pressa, ficam ansiosos e acabam forçando a ultrapassagem ou desenvolvendo velocidades acima do permitido.
Diante disso, tenho que repetir uma das célebres frases de um dos personagens mais famosos de Roberto Gómez Bolaños, o Chapolin Colorado:  "Uma das maiores virtudes do homem é saber esperar." Será que a correria do dia-a-dia está nos fazendo perder a paciência?
Certa vez, um conhecido meu falou: "...a segunda forma mais prática de jogar dinheiro fora é ser multado no trânsito. A primeira é queimar cédulas de dinheiro."
Sabe que ele tem razão!
Diante de tantas informações e opiniões coletadas, o veredicto não poderia ser outro: paciência é um pré-requisito do motorista moderno.




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR