Museu Militar Brasileiro: Panambi, RS

O local:

"Conspira contra sua própria grandeza, o povo que não cultiva seus feitos heróicos". A Associação Cultural Museu Militar Brasileiro - ACMMB é uma associação privada civil sem fins lucrativos e com um objetivo de difundir a história das forças armadas brasileiras. Uma iniciativa louvável e original que tem como principal fruto um belo museu com um dos maiores acervos de veículos e equipamentos militares da América Latina.
Localizado no município de Panambi, no noroeste do Rio Grande do Sul, o Museu Militar Brasileiro não apenas cultiva feitos heroicos das nossas Forças Armadas, mas também impressiona seus visitantes com a riqueza e estado de conservação de seu acervo, organização e cenários. O museu é praticamente um parque temático, um oásis, tanto para quem cultua história, quanto para quem, simplesmente, tenha curiosidade em ver veículos e artefatos antigos. E são muitos, dentre jipes, caminhões, blindados, diversas viaturas, veículos utilizados na Segunda Guerra Mundial e até aviões! Cenários que simulam situações reais, mesas e cadeiras feitas com peças de tanques blindados complementam o panorama.
Entrada do museu

Onde fica:

O Museu Militar Brasileiro localiza-se às margens da BR-285, Km 420, distante 1,5 quilômetro do acesso principal da cidade de Panambi, sentido a Ijuí. Para quem trafega pela rodovia, é impossível não enxergar o tanque que avança através do muro e os canteiros cercados por esteiras recicladas.
Ficamos sabendo da existência do museu em uma ocasião em que viajávamos pela BR-285, voltando das Missões. Naquela ocasião, ficamos curiosos, mas não entramos porque estava chovendo muito e a maior parte do passeio é ao ar livre. Porém, sabíamos que, um dia, iríamos voltar.
Blindado decorativo, na entrada do museu

O que fazer:

Ao chegar ao museu, o visitante é convidado a assinar o caderno de visitas. Após pagar uma taxa de R$15,00 por pessoa (crianças com até 5 anos não pagam), passamos pela catraca que dá acesso ao parque. São muitas atrações, mas uma das que mais chama a atenção, ao entrar, é este Boeing 737-300, utilizado como sala de vídeo e biblioteca. Papel mais do que digno para um veterano, aposentado de sua função original.
Boeing 737, hoje utilizado como sala de vídeo

Dentre os cenários montados, um deles simula um ataque a bomba, onde o jipe fica totalmente destruído, assim como o solo em sua volta. Este cenário é baseado em fatos reais e impressiona pela fidelidade dos detalhes.
Cenário de guerra montado dentro do museu

A decoração é original e criativa, utilizando partes de blindados para a composição de mesas, cadeiras e rampas. Um capricho que ajuda o visitante a vivenciar a história e o ambiente.
Equipamentos do museu confeccionados com peças de blindados antigos

O museu conta com diversos veículos expostos. Alguns raríssimos, utilizados na Segunda Guerra Mundial, despertam ainda mais a curiosidade. Todos eles estão devidamente catalogados e identificados por placas.
Viaturas militares

Os imponentes tanques impressionam, principalmente quem nunca havia visto um assim, tão de perto.
blindado exposto no museu

Em alguns veículos, é permitida a interação dos visitantes, como este blindado, em que é permitido acessar seu interior e ter uma noção de como era difícil a vida dos soldados que o operavam.
Blindado utilizado na Segunda Guerra Mundial

Do outro lado do parque, repousa este avião, o Buffalo C-115, que era utilizado pela FAB para o transporte de paraquedistas e de cargas leves. Tinha como principal trunfo a capacidade de pousar em pistas curtas. Modelos como este foram utilizados em missões, principalmente na Amazônia, sendo que o último deles foi aposentado em 2007.
Buffalo B-115, utilizado pela FAB nos anos 70

Os velhos caminhões de bombeiros não podiam ser esquecidos. Este, no caso, era utilizado no combate a incêndios em um aeroporto.
Viatura dos anos 50, utilizada em aeroportos

Há outro Boeing 737-300 no museu, que é utilizado como sala de exposição de artefatos e objetos antigos. Alguns deles contam a história da Força Expedicionária Brasileira - FEB, que embarcou para a Europa, durante a Segunda Guerra Mundial. 
Antes da criação da FEB, o Brasil mantinha-se neutro. No ano de 1942, Brasil e Estados Unidos firmaram acordos, dentre eles, a cessão da base de Fernando de Noronha para os americanos. Após ficar sabendo do acordo, Adolf Hitler ordenou que seus submarinos torpedeassem navios mercantes brasileiros. Após este episódio e a exigência da população, o Brasil declarou guerra à Alemanha e aos países do Eixo. A FEB, com um efetivo de cerca de 25 mil soldados, foi uma das 20 divisões aliadas que combateram na Itália e tiveram como triunfo mais emblemático a tomada de Monte Castello.
Abaixo da asa do Boeing, mais um blindado descansa, soberano.

Blindado antigo sobre a asa do avião

Ressalto que o objetivo do museu não é o de cultuar a guerra, mas de cultivar a história de nossos heróis. Há muitos outros veículos expostos, dentre blindados, jipes, carros camuflados e até um cenário que retrata um hospital de campanha.
Se eu fosse resumir este passeio ao Museu do Exército de Panambi em uma palavra, ela seria: impressionante! Desde o atendimento cordial, até a variedade de equipamentos ali expostos.
O museu também oferece passeios guiado para grupos. Para isso, é necessário agendar a visita e chegar com antecedência de 20 minutos. Para quem quiser adquirir uma lembrança do passeio, a loja de conveniência do museu oferece inúmeras opções.
Para mais informações sobre este local incrível, acesse o site oficial da ACMMB: http://www.museumilitarpanambi.com.br/.
Não deixe de acessar nossa página no Facebook e conferir mais fotos deste e de vários outros passeios. Acesse www.facebook.com/viciadosemestrada.

Até a próxima!

Ir ao Resumo




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR