A primeira cervejaria do Rio Grande do Sul
O local:
Muito antes das marcas mais famosas do Brasil, uma família de imigrantes resolveu criar uma pequena cervejaria na bela região entre a Serra Gaúcha e o Vale do Rio Caí. Assim começou mais uma bela história das nossas pequeninas do Sul!
Não se engane! Esta pequena e jovem cidade tem muita história pra contar. Uma história que iniciou muito antes de sua emancipação política, em 1992. Linha Nova, situada em meio à Rota Romântica, é mais do que uma pequena e jovem cidade, já que sua identidade é herança de seu passado.
Na primeira metade do século XVIII, o Brasil estava recebendo a segunda leva de imigrantes germânicos. Algumas dessas famílias, oriundas da região de Hunsrück, acabaram se instalando em terras hoje pertencentes ao município de Linha Nova. Estes imigrantes não trouxeram consigo só as roupas do corpo e a esperança de uma vida melhor, mas também implantaram aqui seus costumes e técnicas. Há séculos que os povos germânicos dominam técnicas de fabricação de cervejas, um conhecimento que foi passado de geração a geração. Uma verdadeira arte, que foi introduzida na região de Linha Nova e que acabou se espalhando e se consolidando no Brasil.
Linha Nova iniciou como Picada Nova, ou Neuschneis, para os seus primeiros moradores, em uma área de 24 hectares, onde o núcleo comunitário começou a ganhar forma, em 1856. Ali, foram construídas a igreja e a escola, além de algumas casinhas em estilo Enxaimel. Poucos anos depois, em 1864, surgia ali a primeira cervejaria do Rio Grande do Sul. Hoje, esta simpática cidadezinha de menos de 2 mil habitantes ostenta as marcas desta bela história, para encantar seus visitantes.
Onde fica:
Linha Nova localiza-se a 76 quilômetros de Porto Alegre, mais precisamente entre os municípios de Feliz e Picada Café. Trata-se de um dos 14 municípios que compõe a Rota Romântica. Seu acesso principal é a Rua 25 de Julho, que é toda pavimentada e liga Linha Nova a Presidente Lucena. O outro acesso pavimentado é a Estrada São Roque, que liga os municípios de Feliz e Linha Nova. A terceira opção parte de Nova Petrópolis e atravessa a belíssima Linha Olinda, a Rua Felipe Michaelsen, que inicia no trevo da BR-116. Esta última, com um trecho de cerca de 2 quilômetros sem pavimentação, mas em boas condições. Ver detalhes
O que fazer:
A primeira atração para quem acessa a cidade, vindo de Picada Café, é o mirante localizado às margens da Rua 25 de Julho, a cerca de 2,5 quilômetros do centro da cidade.
Logo após a ponte, há uma rampa íngreme. No local onde a via atravessa uma majestosa colina de quase 300 metros de altitude, há um mirante com vista exuberante do vale do Rio Cadeia e todo o seu entorno. É como se a estrada passasse exatamente sobre a crista de uma onda, no meio do continente!
Assim como as demais cidades da região, Linha Nova também possui charmosas casas em estilo Enxaimel, herança dos imigrantes alemães.
A igreja em frente ao parque municipal é Luterana, uma das heranças dos colonizadores da região. A singela edificação de torre única foi inaugurada em 1890. Atrás dela, há uma das casas mais antigas da cidade, que serviu de escola e hoje é a Biblioteca Municipal. Ali que surgiu o núcleo comunitário.
Ao lado da igreja, há uma casa de artesanato, que oferece produtos do local.
O Parque Municipal Georg Heinrich Ritter não é somente uma área arborizada com paisagismo, em meio à cidade. Ele possui um conjunto arquitetônico que ajuda a contar a história do município e da região.
No parque, placas conduzem o visitante a um caminho auto guiado, além de contar a história da família que construiu as casinhas centenárias.
Nas dependências do parque, há um centro esportivo, um pavilhão de exposições, a Tenda do Agricultor, além da sede da Prefeitura, uma escola de tempo integral e uma escola de educação infantil.
Tudo conservado com muito capricho!
No conjunto arquitetônico, há a antiga moradia da Família Ritter e a antiga cervejaria.
Heimathaus foi a primeira casa construída pela família, ao se estabelecer no local.
A antiga Cervejaria Ritter hoje funciona como museu.
No entorno da antiga cervejaria, você pode caminhar, viajando ao passado!
Circular por essas calçadas vai além de um simples passeio no parque. É uma verdadeira viagem no tempo!
E as casinhas rústicas, um museu a céu aberto. O conjunto arquitetônico passou por um processo de restauração em 2018 e hoje, encanta os visitantes.
O Parque Municipal Georg Heinrich Ritter está sempre aberto à visitação. O quiosque fica ao lado da Tenda do Agricultor e conta com pias e churrasqueiras. O pavilhão de exposições, assim como o museu, permanece aberto em horário comercial.
A 1 quilômetro do Parque Municipal, na saída para a Estrada dos Imigrantes, encontra-se a Cervejaria Berço, uma referência aos pioneiros fabricantes de cerveja da cidade.
A cervejaria oferece um ambiente aconchegante, com direito a deck elevado e grama sintética na frente.
Do deck, você pode contemplar a beleza da Praça das Águas...
E também o bucolismo típico de uma cidade do interior. Mesmo no centro, há belas paisagens rurais.
No interior da cervejaria, além do requinte do ambiente, o visitante é convidado a conhecer a produção de cervejas artesanais.
Separados pela parede de vidro, estão os ambientes do restaurante e o dos tanques de inox que armazenam as cervejas.
A tarde avança e os caminhos são inúmeros. Opções para complementar o passeio não faltam!
Por trás de singelas paisagens, sempre haverá belas histórias! Uma cidadezinha que ocuparia um quarteirão, pelo número de habitantes, possui uma história tão rica e instigante. Assim é Linha Nova, mais um pequeno paraíso deste nosso Brasil enorme!
A cidade berço das cervejarias do Rio Grande do Sul possui outra cervejaria artesanal, para manter sua tradição. A Cervejaria do Qüera conta com ampla área aberta e um ótimo espaço para passar bons momentos. Ela ganhará matéria exclusiva aqui no site. Linha Nova também é procurada por admiradores de caminhadas autoguiadas, Spassweg. São caminhos encantadores, que misturam natureza exuberante e belas paisagens rurais.
E aí, o que está esperando para ir conhecer esta bela cidade e aproveitar o que ela tem de melhor?
Acesse nossa página no Facebook e confira tudo e muito mais sobre nossos destinos turísticos do Sul. Curta, compartilhe, comente, recomende! Fique à vontade para interagir.
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário