Vale do Taquari: de Imigrante a Estrela

O local:

A região formada pelos diversos municípios localizados às margens do Rio Taquari, ou Vale do Taquari, é caracterizada pela sua formação etnológica germânica e belas paisagens de vales. O Rio Taquari inicia na Serra Gaúcha, na junção do Rio das Antas com o Rio Carreiro e segue seu curso até encontrar o Rio Jacuí, na cidade de Triunfo. Ao longo deste percurso, cidades e rio produzem visuais realmente surpreendentes. O nosso roteiro inicia no pequeno e encantador município de Imigrante e segue até Estrela, onde paramos para contemplar o pôr do sol sobre as águas do Taquari.

Onde fica:

O Vale do Taquari compreende os municípios lindeiros ao vale, desde a cidade de Santa Tereza, aos pés da Serra Gaúcha, até a cidade que recebe o nome do rio: Taquari. As principais rodovias que cortam a região são: a RS-453 (Rota do Sol), principal acesso da Serra ao Vale do Taquari; a BR-386, que liga a região Metropolitana ao norte do estado e a BR-287, que inicia em Montenegro e segue até a região das Missões. Ver detalhes

O que fazer:

De Garibaldi, na Serra Gaúcha, seguimos pela RS-453, até o trevo de acesso à cidade de Imigrante. Depois, um trecho de rodovia pavimentada de pouco mais de 4 quilômetros, contornando vales e montanhas, antecede nossa primeira parada. Na pequena cidade de origem germânica, casas em estilo enxaimel e canteiros floridos são o cartão de visitas. Fizemos uma breve parada no Cactario Horst, um estabelecimento que comercializa cactus das mais variadas espécies, de todos os cantos do mundo.

Cactário Horst, Imigrante, RS

Um local curioso e surpreendente.
Cactário Horst, Imigrante, RS

Após mais 34 quilômetros, chegamos a Estrela, onde paramos para contemplar a decoração de Natal, no Parque Princesa do Vale. A expressão Princesa do Vale faz alusão a esta bela cidade.
Parque Princesa do Vale, Estrela, RS

O Parque Princesa do Vale, localizado na rua Júlio de Castilhos, possui uma ampla área de lazer e prática de esportes, além de uma pista para caminhada e também para ciclistas. Um local especial da cidade de Estrela.
Depois da parada, seguimos até a Rua Armando José Diel, às margens do Rio Taquari, em busca desta bela vista.
Rio Taquari Estrela, RS

Próximo à antiga cervejaria, há um mirante, onde casais aproveitavam o final de tarde, chimarreando em contato com a bela paisagem.
Estrela, RS

No local também há um playground e um bar. Paramos para contemplar o rio e tomar um chimarrão, a exemplo de outros casais que ali se encontravam. As crianças também aproveitaram.
Área de lazer às margens do Rio Taquari, Estrela, RS

Alguns metros abaixo, uma escadaria dá acesso a um pier, utilizado por usuários de embarcações que transitam pelo rio.
Escadaria do Rio Taquari, Estrela, RS

O pier também é utilizado por quem simplesmente pretende repousar e admirar o pôr do sol.
Rio Taquari, Estrela RS

Fim de passeio, no qual gastamos apenas o combustível para rodar os 80 quilômetros que separam Estrela de Farroupilha, além do pedágio de R$5,30 da RS-453. Um final de semana especial, por um baixo custo e com belos cenários. 
Pôr do Sol no Rio Taquari, Estrela, RS

O Vale do Taquari possui diversas atrações, além das mostradas neste post, as quais serão mostradas futuramente. 
Para ver mais fotos deste e de outros passeios, acesse a nossa página no Facebook: www.facebook.com/viciadosemestrada

Até a próxima!

Ir ao resumo




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR