Parque da Ferradura - Canela, RS

O local:

A proximidade do Natal nos inspira a visitar a belíssima Região das Hortênsias. Além das belas apresentações natalinas que Gramado, Canela e Nova Petrópolis proporcionam aos visitantes, a natureza é incrível e cumpre muito bem seu papel como atrativo turístico!
Canela é uma cidade abastada de atrações, como eu já havia citado anteriormente, em nosso post sobre o Parque do Caracol. A cidade está localizada em uma região de transição entre a Serra, com suas montanhas, vales e quebras de relevo e os Campos de Cima da Serra, caracterizado pela vegetação rasteira, relevo formado por coxilhas e altitudes médias de 800 metros acima do nível do mar. Pelos seus vales, passam as águas do Rio Caí, a uma altitude média de 150 metros. A parte mais bela do vale é onde está localizado o Parque da Ferradura: com profundidade de cerca de 430 metros, este majestoso cânion proporciona uma vista maravilhosa, não por acaso, o local é frequentado por turistas do país inteiro.
Paredão de pedra às margens do Rio Caí, Canela, Serra Gaúcha

Onde fica:

Como a BR-116, principal acesso de Caxias do Sul à região das Hortênsias encontrava-se interditada, utilizamos um caminho alternativo pelo interior de Caxias do Sul, através da estrada municipal que corta o distrito de Santa Lúcia do Piaí. São cerca de 30 quilômetros por uma estradinha estreita e sem pavimentação. O visual compensa o esforço! As bucólicas casas de madeira ao estilo italiano misturam-se aos parreirais, enquanto que igrejinhas, do início do século passado, identificam as pequenas comunidades rurais.
Paisagem rural no interior de Caxias do Sul
Igrejinha no interior de Caxias do Sul, Serra Gaúcha

A estrada que tomamos acaba nas proximidades da Linha Brasil, entre Nova Petrópolis e Gramado. Depois foi só seguir pela RS-235, passando por Gramado, até a cidade de Canela.
Ao chegar a Canela, o caminho de acesso aos parques é bem sinalizado. Passando a entrada do Parque do Caracol, são mais 14 quilômetros, por uma estrada sem pavimentação e em condições razoáveis para o tráfego, até o Parque da Ferradura. Ver detalhes

O que fazer:

Ao longo do caminho de acesso, muitas capelinhas ornamentam e dão um toque de religiosidade ao local. Esta igreja de pedra da comunidade de Santa Cecília chamou mais nossa atenção pelo charme de sua rusticidade.
Igreja de pedra no interior de Canela, Serra Gaúcha

Alguns quilômetros depois, chegamos à entrada do parque. O ingresso custou R$12,00 por adulto e R$6,00 para crianças acima de 6 anos. Nas dependências do parque, há uma estrutura com restaurante, bar, quiosques com churrasqueiras e um playground para as crianças. Mas o principal atrativo está indicado nas placas, ao longo das trilhas. Os mirantes que permitem a visão do vale do Rio Caí. Realmente deslumbrante!
Vista do Rio Caí em um vale com 420 metros de profundidade

Uma cerca de proteção delimita o acesso aos visitantes e placas advertem sobre o perigo de se aproximar demais do penhasco. 
Montanhas da Serra Gaúcha

O clima era de chuva eminente. Nada que impedisse que contemplássemos os belo vales esculpidos pelo rio.
Montanhas da Serra Gaúcha

Seguindo através da indicação das placas, chegamos a uma trilha pela mata, até um mirante que permite a visão do vale em outro ângulo. É preciso ter cautela ao descer.
Trilha do Parque da Ferradura, Serra Gaúcha

Após 5 minutos de caminhada pela trilha, chegamos ao mirante.
Vista do Rio Caí

Mais alguns metros de caminhada e uma escadaria íngreme, chegamos a outro mirante. Dele, percebe-se porque o parque possui tal nome. O curso do rio forma uma grande ferradura neste ponto.
Rio Caí em formato de ferradura

Ao lado direito, um imponente paredão de rocha aflora da montanha coberta pela vegetação.
Paredão de pedra

Voltamos ao restaurante, onde um simpático quati apareceu para procurar comida.
Quati no Parque da Ferradura

O principal mirante é o mais próximo ao restaurante. Dele, a ferradura formada pelo Rio Caí fica mais evidente.
Rio Caí

E as nuvens de chuva se aproximavam e decretavam o fim do nosso passeio no parque.
Chuva nos altos da serra

Ainda deu tempo de fotografar o paredão, que visto deste ângulo, fica ainda mais impressionante. Sobre a estrutura de madeira do mirante, placas advertem sobre a lotação máxima. 
Paredões de pedra

Como a chuva chegou em forma de temporal, tivemos que aguardar até seguirmos viagem. Nossos planos envolviam passar um tempo no parque da Ferradura, para que as crianças desfrutassem do parquinho, e depois seguiríamos para o Parque dos Paredões. A chuva não cessou, então, tivemos que improvisar. Como não faltam opções em Canela, encontramos um passeio para fazer, mesmo sob chuva. O Castelinho, às margens da estrada municipal que dá acesso aos parques, foi o nosso destino. Além de um museu, o local funciona como casa de chá.
Castelinho, Canela, RS

Para visualizar mais fotos deste e de outros locais exuberantes, acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/viciadosemestrada.

Até a próxima!

Ir ao resumo



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR