Salto Ventoso - Farroupilha, RS
O local:
Este é mais um daqueles lugares de encher os olhos, conhecido, talvez, apenas pela população local. Um parque com uma queda d'água formada por uma rocha vulcânica de pouco mais de 50 metros de altura. Este é o Salto Ventoso, um local excelente para relaxar, desfrutar de paisagens magníficas e recarregar suas baterias.
Uma paisagem cinematográfica! Tanto que já foi utilizada como cenário do filme O Quatrilho, de 1994, e a série O Quinto dos Infernos, de 2002.
Onde fica:
O Parque do Salto Ventoso está localizado no interior do município de Farroupilha, há cerca de 14 quilômetros do centro da cidade. Para chegar até lá, partindo do centro, toma-se a Rua Thomás Édson e depois a Rua Machadinho. Alguns quilômetros à frente, ela se torna estrada municipal e possui cerca de 4,5 quilômetros de pavimentação asfáltica. O trecho de 8 quilômetros sem pavimento deixa a desejar, mas como chegamos lá com um veículo que não é Off Road, é trafegável. Ver detalhes
O que fazer:
Pouco antes de chegarmos ao parque, às margens da estrada, há um mirante que permite uma visão panorâmica da queda d'água do Arroio Salto Ventoso. Como havia chovido bastante nos dias que antecederam a nossa visita, ela estava volumosa. Uma visão realmente incrível!
Na entrada, pagamos a entrada (R$21,50 para dois adultos e duas crianças). O Parque do Salto Ventoso foi revitalizado recentemente e conta com uma estrutura que inclui sinalização de segurança, placas indicativas, banheiros, um quiosque central com uma lanchonete e mirantes de aço galvanizado. Além disso, há uma área reservada para o estacionamento de veículos.Os visitantes são instruídos a estacionar o carro e percorrer as trilhas pelo interior do parque.
Após a revitalização, foi a primeira vez que estivemos no parque. A organização e limpeza são notáveis.
A gruta recebeu uma passarela elevada em aço galvanizado. Com a garoa produzida pela queda d'água, a antiga trilha estava sempre molhada e a lama a tornava escorregadia. Um risco para os visitantes. Agora, com esta passarela, o local ficou bem mais seguro.
Um orgulho para os moradores locais, ostentado até os dias de hoje: o Salto Ventoso já foi cenário de filmes.
A cachoeira, vista de lado, mais parece um véu de noiva.
Sob a gruta, o visitante é exposto a uma garoa constante.
No final da passarela, fora do alcance da garoa, há uma plataforma, que permite a visão da cachoeira em outro ângulo.
A cachoeira forma uma piscina natural lá embaixo.
A formação geológica da região também é retratada em uma das placas informativas instaladas no parque.
Depois de um passeio revigorante sob a gruta, o visitante pode usufruir da estrutura do parque. Uma pinguela permite a travessia do arroio e o acesso a um bar.
Enfim, além do projeto paisagístico utilizado no parque, o visitante ainda poderá usufruir de quiosques com churrasqueiras, caso opte em passar o dia neste lugar incrível. A organização do parque ainda conta com uma página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Salto-Ventoso.
Em nossa página no Facebook, temos mais fotos deste e de outros passeios incríveis. Acesse www.facebook.com/viciadosemestrada e confira.
Comentários
Postar um comentário