Morro da Borússia - Osório, RS

O local:

Osório é uma cidade de cerca de 45 mil habitantes, localizada às margens da BR-290 (Free Way), principal rota de acesso entre Porto Alegre e o litoral. Por ser uma cidade costeira, possui uma altitude média pouco acima do nível do mar. Entretanto, uma de suas principais atrações está bem acima disso, a uma altitude de pouco mais de 400 metros: o Mirante do Morro da Borússia
O Morro da Borússia é  um roteiro que reúne turismo rural, ecológico e de aventura, gastronomia, além de belas paisagens e uma visão impressionante da cidade de Osório, dos lagos, do parque eólico e até do oceano.

Onde fica:

Pouco antes de chegar a Osório, é impossível não se impressionar com a beleza da Lagoa dos Barros, às margens da Free Way. Uma imensidão de águas turvas, envolta por lendas de aparições misteriosas e que ocupa parte do território de dois municípios: Osório e Santo Antônio da Patrulha. Outra paisagem marcante de Osório é a usina eólica, que aproveita os ventos fortes e constantes vindos do oceano e que sopram na região.
Lagoa dos Barros

Para quem segue no sentido às praias, o acesso ao Morro da Borússia se dá pela rua lateral, que também serve para acessar a região central de Osório. Depois, toma-se o caminho à esquerda, passando sob o viaduto da Free Way, pela Rua Carmosina Borba de Souza. No trevo, toma-se o caminho à esquerda, onde placas indicam o caminho. O acesso ao mirante é pavimentado, embora estreito e íngreme. São cerca de 4 quilômetros até o topo do morro, onde o nosso GPS apontava altitude de 410 metros. Ver detalhes

O que fazer:

Ao percorrermos os 4 quilômetros da estrada municipal que leva até o mirante, passamos por alguns ciclistas e pedestres subindo ou descendo. Além da prática de esportes, o local é procurado por fiéis e peregrinos. Pouco antes do mirante, há um restaurante panorâmico e uma pastelaria, portanto, se o visitante chegar com fome, há boas opções. 
Alguns metros depois, chegamos no ponto principal da rota turística. A visão, lá de cima, é deslumbrante e impressionante, não por acaso havia muitas pessoas disputando espaço na plataforma, a fim de obter boas fotos.
Vista da cidade de Osório

Uma visão dessas, certamente, você poderá ter em duas situações: ou sobrevoando uma cidade com um helicóptero, ou encontrando um bom mirante, como o da face sul do Morro da Borússia. Como a primeira opção não é muito acessível, ficamos com a segunda. À esquerda, próximo à linha do horizonte, avista-se o Oceano Atlântico, há cerca de 20 quilômetros de distância, em linha reta.
Vista panorâmica da cidade de Osório

Após alguns minutos contemplando a bela vista, retornamos à estrada, pois o vento é muito forte lá em cima. Seguindo por mais alguns quilômetros, pela rota turística, encontramos a charmosa Capela de Santa Rita de Cássia. Ao lado da capela há 3 cruzes que são utilizadas em encenações da Via Sacra, época em que fiéis sobem o morro a pé.
Igreja Santa Rita de Cássia, Osório, RS

A comunidade, no entorno da igreja, possui pousadas, áreas para camping, ótimos restaurantes e estabelecimentos que comercializam artesanato e produtos coloniais. Seguimos por mais alguns quilômetros até o Sítio Cascata da Borússia. Pagamos R$9,00 por pessoa para entrarmos (crianças menores de 10 anos não pagam). Na entrada, fomos apresentados à estrutura do parque e também recebemos algumas instruções de conduta que os visitantes devem respeitar lá dentro. A principal advertência é a de se desligar dos meios eletrônicos e aproveitar as belezas naturais.
Parque Cascata da Borússia

No local, há mesas, bancos e churrasqueiras, enfim, uma estrutura completa para receber os visitantes, que buscam sossego e contato com a natureza, ao som das águas do riacho. Uma trilha às margens do rio conduz até a Cascata da Santinha.
Parque Cascata da Borússia

Alguns metros margeando o rio, mais abaixo, chegamos a outra cachoeira, maior e mais imponente que a primeira. Um belo local para relaxar. Ao longo das trilhas, placas advertem os turistas sobre os riscos de águas profundas. É necessário saber admirar sem se arriscar.
Parque Cascata da Borússia, Osório, RS

Após admirarmos as belas cascatas, voltamos para as proximidades da sede do parque, onde há um parquinho para as crianças. Paramos para tomar um chimarrão, enquanto as crianças se divertiam. Um bar, cabanas e banheiros complementam a estrutura do local.
Parque Cascata da Borússia, Osório, RS

No final do passeio, paramos para comprar alguns produtos coloniais. Destaque para os embutidos, doces e licores!
Enfim, o Morro da Borússia não é apenas um ponto de visitação, mas sim, um roteiro com diversos atrativos turísticos. Recomendo reservar, ao menos, um dia inteiro para desfrutar de tantas belezas. Se você desejar passar um fim de semana, há ótimas pousadas ao longo da rota e que associam o conforto ao charme da rusticidade.
O sítio da cascata possui uma página no Facebook: https://www.facebook.com/CascataDaBorussia/. Para mais informações sobre Osório ou sobre o Morro da Borússia, acesse a página oficial da cidade: http://www.osorio.rs.gov.br/site/turismo.
Em nossa página no Facebook há mais fotos deste lugar encantador. Acesse https://www.facebook.com/viciadosemestrada e confira!

Ir ao resumo



Comentários

  1. Recomendo acessar os "Caminhos da Borrúsia" pela RS 020, a uns 10 Km de Osório em direção a Santo Antônio da Patrulha. A subida é mais íngreme que pelo Morro da Borrúsia e se tem acesso ao caminho inverso, ou seja, se desce o Morro da Borrúsia ao invés de subir. É espetacular.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR