Capital Nacional do Espumante: Garibaldi - RS

O local:

Com cerca de 30 mil habitantes, predominantemente de origem italiana, a bela e centenária cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, ostenta o título de Capital Nacional do Espumante. Muito além disso, trata-se de uma cidade que nunca abandonou seus vínculos com o passado, época em que era chamada apenas de Colônia de Conde d'Eu, no século XIX.
A entrada de Garibaldi já é uma atração a parte, fazendo alusão à bebida que a impulsionou, ao longo dos anos. O acesso principal da cidade sede da Fenachamp é florido e possui um belo pórtico que retrata bem a hospitalidade de seus habitantes. Cerca de 500 metros antes, uma garrafa de espumante gigante enfeita a margem da rodovia. 

Letreiro da entrada da cidade

Onde fica:

Distante cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre, a cidade de Garibaldi pode ser acessada pela BR-470, de Bento Gonçalves ou Carlos Barbosa; pela RS-453 (Rota do Sol), para quem vem do Vale do Taquari ou pela VRS-313, rodovia que passa em frente ao Parque da Fenachamp e por belas localidades do interior de Farroupilha, como o Desvio Blauth. Ver detalhes

O que fazer:

Ao entrar na cidade, o turista é recepcionado por uma estátua de Giuseppe Garibaldi, personagem heroico da Revolução Farroupilha, um italiano movido pelos ideais da revolução e que teve, ao lado do General Bento Gonçalves, papel importante no desfecho do embate. O capricho e a limpeza são típicos de uma cidade com o dom para o turismo.
Estátua de Giuseppe Garibaldi

Avançando cerca de 200 metros pela Avenida Independência, tomando o acesso à esquerda, chega-se ao Lago da Barragem. Um ótimo local para uma caminhada.
Ponte de pedra no Lago da Barragem


A Villa Fitarelli, além de um conjunto de casas históricas com a arquitetura italiana do início do século XX, possui um relicário, onde são confeccionados, restaurados e comercializados objetos antigos, predominantemente de madeira. Consulte disponibilidade de atendimento pelo site http://www.villafitarelli.com.br.
Vila Fitarelli

O Museu Municipal de Garibaldi possui um rico acervo de aproximadamente 30 mil documentos históricos, além de objetos antigos e um memorial em homenagem a Giuseppe Garibaldi.
Museu Municipal

Em frente ao museu, uma tora petrificada com idade estimada de 250 milhões de anos é o ponto de partida da visitação.
Árvore petrificada

O belo acervo é oriundo de famílias da cidade.
Museu Municipal

No trecho mais belo da Rua Buarque de Macedo, prédios históricos construídos em arquitetura italiana e francesa e postes de iluminação pública do século XIX fazem o turista viajar no tempo. O Roteiro Passadas é composto por um conjunto de edifícios com fachadas centenárias, restaurados e utilizados normalmente pelo comércio local, que dá a cidade um ar nostálgico e exuberante. 
Edifícios históricos do centro da cidade

Estacionamos o carro e seguimos a pé por este ponto convidativo da cidade, que além do belo visual, possui excelentes cafés e lanchonetes.
Rua Buarque de Macedo

O prédio da Prefeitura exibe os mesmos traços clássicos dos charmosos prédios do Roteiro Passadas.
Prefeitura Municipal

A imponente Igreja Matriz São Pedro, no centro da cidade, construída em estilo neogótico, ostenta em sua torre um enorme sino. Belíssimos vitrais complementam o visual. Ela guarda uma réplica em tamanho natural do Santo Sudário, um dos poucos existentes no Rio Grande do Sul.
Igreja Matriz São Pedro

Ao lado da igreja matriz há uma bela praça. Aliás, os moradores da cidade são assíduos frequentadores das praças da cidade, onde, conversam e tomam chimarrão, enquanto as crianças brincam. Um convite para darmos uma pausa em nosso roteiro!
Praça ao lado da Prefeitura

O casario antigo de madeira em estilo colonial resiste à passagem do tempo e exibe seus detalhes, telhados com abas bem inclinadas e telhas de cerâmica,  
Casario antigo

Seguindo pela Rua Alencar Araripe, acessamos a Estrada do Sabor, uma rota que passa pelas localidades de Linha Araripe, Marcorama e Boa Vista. Neste trecho da Estrada Municipal, é comum encontrar ciclistas e peregrinos que seguem para a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na Linha Araripe. 

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Seguindo pela Estrada do Sabor, Vinícolas e casas em estilo rústico misturam-se à paisagem de vales, montanhas e videiras.
Casa de pedra na Estrada do Sabor

As belas igrejas das comunidades do interior dão um toque singelo à paisagem.
Comunidades do interior de Garibaldi

A Estrada do Sabor é pavimentada e também é utilizada como principal acesso à cidade de Coronel Pilar. Um roteiro realmente encantador.
Paisagem rural do interior de Garibaldi

Voltando à cidade, escutamos o apito da maria fumaça, paramos para aguardar sua passagem e também para admirá-la.
O Passeio de Maria Fumaça é mais uma das atrações turísticas da região e passa pelo interior das cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.
Maria Fumaça da Serra Gaúcha

Ao sairmos, além do encantamento, ficou a certeza de que retornaremos a esta bela cidade.
Pórtico da cidade

Além de acolhedora, a cidade de Garibaldi oferece um calendário de eventos bem agitado e diversificado. São eventos distribuídos ao longo do ano, que envolvem desde a bienal Fenachamp até os tradicionais encontros de carros antigos.
A noite de Garibaldi é agitada. O Bar do Joe, um dos mais tradicionais da Serra Gaúcha, é uma excelente opção para quem optar por uma programação noturna.
Restaurantes, hotéis e pousadas são fartos em Garibaldi, até porque a cidade recebe turistas que visam também os roteiros turísticos do entorno, como o Vale dos Vinhedos e os Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, o passeio de Maria Fumaça, dentre outras das inúmeras atrações da região. A visitação a algumas vinícolas da cidade requer agendamento prévio.
Para mais informações sobre esta bela cidade, seus encantos e sabores, acesse: http://www.garibaldi.rs.gov.br/a-cidade/rotas-turisticas.
Em nossa página no Facebook, há mais fotos deste e de outros passeios. Acesse www.facebook.com/viciadosemestrada e confira!

Ir ao resumo




Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR