Cascata do Caracol - Canela, RS

O local:

Considerada uma das mais belas do estado do Rio Grande do Sul, a Cascata do Caracol, situada no Parque Estadual do Caracol, no interior de Canela, realmente encanta os turistas de todo o país que a visitam. Com cerca de 130 metros de altura, a cachoeira formada pelas  águas do Arroio Caracol, que caem de uma formação rochosa ígnea, é só mais uma atração da região, rica em belezas naturais. 

Onde fica:

Canela é um município da chamada Região das Hortênsias, distando cerca de 110 quilômetros de Porto Alegre, com pouco mais de 40 mil habitantes. A cidade é cortada pela RS-235, rodovia que inicia em Nova Petrópolis, no entroncamento com a BR-116 e segue até o perímetro urbano de São Francisco de Paula, sendo este seu acesso principal. Canela pode ser acessada também pelo norte, através da RS-476: um acesso secundário não pavimentado que inicia na Rota do Sol (RS-453), na localidade de Lajeado Grande.
Ao chegarmos à cidade, pela RS-235, no sentido Gramado a Canela, acessamos a Rua José Pedro Piva, à esquerda, por uma rótula bem sinalizada e com indicações dos pontos turísticos. Depois, percorremos cerca de 7 quilômetros, até o parque. Neste belíssimo trecho, passamos por algumas das atrações da cidade de Canela, como o Parque dos Dinossauros, o Castelinho e o Mundo Gelado, além de algumas pousadas e restaurantes.

O que fazer:

Alguns quilômetros antes do parque, há um quiosque de informações, onde também há a comercialização dos ingressos, tanto para observatório, quanto para o teleférico. Recomendo a aquisição antecipada, pois na bilheteria do parque, costuma ocorrer a formação de filas.
A Cascata do Caracol pode ser contemplada do observatório, dos bondinhos aéreos e também através das diversas trilhas  que cortam o parque. Ao circularmos pelo local, em um domingo ensolarado, percebemos que havia turistas de todas as partes do país, com diversos sotaques, mas um objetivo em comum: admirar a bela paisagem natural.
Vista do teleférico, Serra Gaúcha

O ingresso ao parque permite ao visitante acessar as trilhas ecológicas e o observatório, além de toda a estrutura contida no parque. O acesso ao teleférico é separado e o valor do ingresso é cerca do dobro do preço. A vista do observatório é lateral, enquanto que a do teleférico é frontal à cascata. Quem opta pelo teleférico tem acesso a uma sala com animais feitos em madeira e que emitem sons parecidos com o som dos animais autênticos. Ela está localizada na parte mais alta do caminho.
Exposição de animais de madeira junto aos bondinhos aéreos

Lá em cima, também há uma pequena trilha e uma vista maravilhosa do parque. Na trilha, com cerca de 300 metros de percurso, em meio à vegetação fechada, há placas identificando espécimes nativas da região. 
Bela vista da Cascata do Caracol, Bondinhos Aéreos, Serra Gaúcha

Após subir, o teleférico segue até o ponto de observação mais baixo, antes de retornar à plataforma de nível intermediário e completar seu ciclo. Neste ponto, a proximidade com a cachoeira torna a vista ainda mais interessante. O percurso total dos bondinhos é de 840 metros, sendo que ele vence uma diferença de altitude de cerca de 400 metros. A volta completa não tem um tempo determinado, uma vez que é livre o tempo em que o turista pode permanecer em cada plataforma.  
Vista da Cascata do Caracol, Bondinhos Aéreos, Serra Gaúcha

O parque também conta com uma estrutura para a prática de tirolesa, para os que optarem por um passeio mais radical. 
Parque dos Bondinhos Aéreos, Serra Gaúcha

Para um passeio completo em Canela, a sugestão é reservar, no mínimo, um dia inteiro para isso, pois a quantidade de atrações é grande. Estas atrações serão abordadas em artigos futuros. A visita à Cascata do caracol durou cerca de 3 horas. O horário de funcionamento do parque é das 9:00 as 17:30, diariamente. A bilheteria do teleférico funciona também diariamente e encerra seu expediente as 17:00. Para mais informações, acesse o site: http://www.parquedocaracol.com.br/. O site da administradora do teleférico é http://www.parquesdaserra.com.br/index.php/home e comercializa ingressos antecipadamente. 
Em nossa página no Facebook, em https://www.facebook.com/viciadosemestrada, há mais fotos deste fascinante passeio. 

Até a próxima!

Ir ao resumo



Comentários

Posts mais populares

Goio-Ên: RS - SC

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira

SEGUIR