Pequeno paraíso italiano no Rio Grande do Sul
O local:
A pequena cidade de Nova Pádua, na Serra Gaúcha, com seus cerca de 3 mil habitantes descendentes de italianos e IDH de Primeiro Mundo só podia receber um título desses: Pequeno Paraíso Italiano.A região, hoje pertencente ao município de Nova Pádua, recebeu muitas famílias de imigrantes provenientes da região do Vêneto, na Itália, entre o final do século XIX e início do século XX. Já foi território devoluto do Império Brasileiro, depois, elevado a Distrito de Caxias do Sul e, por último, a Distrito de Flores da Cunha, antes de se tornar cidade, em 1992.
Onde fica:
Distante cerca de 165 quilômetros de Porto Alegre, a cidade pode ser acessada pela rodovia RS-122, em Flores da Cunha e depois, pela VRS-314. Nós a acessamos através da Rota da Integração, um trecho pavimentado que liga a localidade de Linha 80, em Flores da Cunha à VRS-314. Fizemos este trajeto, pois viemos de Otávio Rocha, nosso destino anterior. Ver detalhesO que fazer:
Ao longo do trecho que antecede o perímetro urbano de Nova Pádua, o visitante é presenteado com belas paisagens. No caminho à direita do pórtico há um pesque-pague, para os amantes de pescaria. Nesta região, são cultivadas variedades de uvas de altitude. Mesmo que a cidade não tenha pontos com altitudes acima de 800 metros, possui clima e solo perfeitos para este cultivo.
No centro da cidade, o visitante pode contemplar a bela e florida praça, o casario em estilo italiano, a catedral e a paz dignos de um paraíso. Hotéis, pousadas, cantinas e restaurantes não faltam. Nas mesas postadas no passeio, alguns senhores jogam baralho tranquilamente, enquanto turistas fotografam a catedral. Aproveitamos para fotografá-la também.
Após darmos uma volta na cidade, seguimos pela VRS-314, à esquerda, pela rótula. Há placas de sinalização na cidade e ao longo de todo o trecho, indicando os pontos turísticos.
Este trecho de rodovia, entre o perímetro urbano de Nova Pádua e o Belvedere Sonda é um caminho pavimentado e cercado de propriedades rurais, parreiras e macieiras.
Após cerca de 6 quilômetros, chegamos ao nosso destino: o Belvedere Sonda, na divisa entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Trata-se de uma das principais atrações de Nova Pádua, onde vimos porque o restaurante é chamado de panorâmico.
Trata-se de um estabelecimento edificado em uma borda do vale do Rio das Antas. O restaurante, que funciona somente aos finais de semana (consulte disponibilidades), ao meio dia, oferece o que a culinária italiana tem de melhor, além do visual incrível do vale, da balsa e da Hidrelétrica Castro Alves, ao fundo. No andar inferior há um mirante e uma lanchonete, para melhor atender os visitantes. O local é muito frequentado por turistas.
Depois de uma pausa para fotos e um bom chimarrão neste local magnífico, voltamos à VRS-314, sentido oeste, em um trecho sem pavimento, até a balsa, que liga Nova Pádua ao Município de Nova Roma do Sul, conhecido pelo turismo de aventura.
Para mais informações sobre esta cidade encantadora da Serra Gaúcha, acesse o site http://www.novapadua.rs.gov.br/turismo.php?categoria=3. Se quiser ver mais fotos, acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/viciadosemestrada/.
Até a próxima!
Ir ao resumo
Comentários
Postar um comentário