Serra do Rio do Rastro - Bom Jardim da Serra/Lauro Müller - SC

O local:

A Rodovia SC-390, no trecho entre os municípios de Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, em Santa Catarina, é um dos poucos trechos de rodovias no mundo que ostenta o título de atração turística. Também pudera: trata-se de 12 quilômetros de rodovia escavados nas paredes de rocha vulcânica, em um cânion que representa uma diferença de cota de aproximadamente 1200 metros entre o ponto mais alto da rodovia (1441 metros, em Bom Jardim da Serra) e o final da serra (220 metros de altitude, em Lauro Müller). Para vencer o desnível do Cânion Rio do Rastro, o trecho é repleto de curvas fechadas e rampas íngremes. Ao longo da serra há diversos mirantes e alguns quiosques. As paradas são quase obrigatórias para admirar a paisagem.

Onde fica:

Ao sairmos de Urubici, nosso destino anterior, pela SC-416, seguimos pela SC-390, rodovia estadual catarinense que inicia na cidade de São Joaquim e segue até Tubarão. Depois do trevo, são mais 38 quilômetros até a Serra do Rio do Rastro. O trecho da SC-390 que corta a Serra Catarinense é caracterizado por montanhas cobertas pela tradicional vegetação rasteira presente nos Aparados da Serra, parecendo um tapete verde, além de muitas araucárias, macieiras e alguns hotéis fazenda. Ver detalhes

O que fazer:

Ao chegarmos ao pórtico da Serra do Rio do Rastro, era quase meio dia, então, paramos para almoçar em uma churrascaria ali perto. Atrás do restaurante, há uma pequena Cascata da Barrinha, onde alguns turistas aproveitavam a água cristalina.
Cascata da Barrinha, Bom Jardim da Serra, SC

Após o almoço, seguimos até o Mirante da Serra do Rio do Rastro. Ao chegarmos, fomos recepcionados por quatis, que, aliás, não são nada tímidos. Os visitantes que ali estavam ficavam admirados com os bichinhos, que desfilavam sobre o muro de proteção.
Quati no mirante da Serra do Rio do Rastro

E a vista lá de cima é simplesmente espetacular! Um dos lugares mais belos que visitei. Na linha do horizonte, avista-se cidades do litoral sul de Santa Catarina.
Mirante da Serra do Rio do Rastro

Ficamos admirando a vista por mais de uma hora. Ao voltarmos para o carro, um quati sentiu cheiro de comida e se aproximou. Ele queria entrar no carro para investigar. Para afastá-lo, tive que dar-lhe umas fatias de pão que tínhamos para lanche. Mais quatis se aproximaram, seguidos por um grupo de turistas que queriam fotografá-los. Hora de sair. O melhor do passeio ainda estava por vir!
Descida da serra

Seguimos pela SC-390, no trecho de descida da serra. Cabe ressaltar que, embora seja belíssima, a serra também é perigosa, portanto, há de se ter cautela ao transitar nela. É imprescindível o uso do freio motor, caso contrário, causará o superaquecimento do sistema de freios. Parada para fotos, somente nos refúgios e mirantes espalhados ao longo do trecho. Seguimos até Lauro Müller, abastecemos o carro e retornamos à serra. A subida fornece outros ângulos também surpreendentes.
Estrada escavada na rocha

O mirante que permite a visão mais espetacular da rodovia, serpenteando as reentrâncias da montanha, também é o mais disputado pelos turistas. Os refúgios são estreitos e com espaço para dois ou três carros, no máximo. Valeu à pena ter paciência e voltar!
Vista da rodovia

No final da subida, ao passarmos pelo pórtico, já sentíamos saudade daquele local magnífico. No dia seguinte, pela manhã, retornamos à serra, desta vez, para seguir ao litoral. Ao descer, tivemos que esperar, enquanto um caminhão dar marcha a ré para conseguir contornar uma das curvas. Cena comum no local.
Seguimos nosso caminho, maravilhados com as belezas da Serra Catarinense e com uma certeza: voltaremos em qualquer dia desses!
Para acessar mais fotos deste local incrível, acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/viciadosemestrada.