On Road ou Off Road?

Estrada pavimentada e estrada de chão batido

Qual é o seu estilo: tradicional ou aventureiro? On ou Off Road? Não importa o estilo, o que importa mesmo é a emoção que cada local visitado proporcione. E se o caminho até lá também for emocionante, então, o passeio estará completo.
O Brasil é grande demais para ficarmos apenas sobre o asfalto. E como este país continental possui menos de 20% de sua malha rodoviária pavimentada, é inevitável que, em algum momento, tenhamos que sair do conforto do asfalto e partir para caminhos um pouco mais selvagens!
Entretanto, para rodar em estradas de chão batido não quer dizer que você tenha que ter um veículo 4X4. Por experiência própria, percebemos, em nossas andanças, que os carros compactos, ou hatch de pequeno porte, tem um desempenho satisfatório, quando o assunto é estradinhas de interior. Com ângulos de ataque e saída razoáveis e boa altura em relação ao solo, carros desta categoria podem render ótimos ralis! Alguns modelos vem equipados até com pneus de uso misto, mais altos e com desenho dos sulcos que favorece a aderência a pisos irregulares e bloqueio de diferencial, que é um recurso interessante para sair de situações como um atoleiro.
Claro que não estou incentivando ninguém a se meter em um lamaçal com um carro compacto. É necessário avaliar qualidades e limitações de seu veículo, antes de encarar uma estradinha irregular, seja ela pedregosa ou de lama.
Caminhos como o do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul ou o acesso ao Morro Gaúcho, em Arroio do Meio, RS, parecem ser desafiadores, mas podem ser encarados naturalmente com um veículo sem tração total.
Então, não há a necessidade de comprar uma caminhonete ou utilitário esportivo com tração total, que são veículos extremamente caros e que consomem muito combustível, para poder se divertir fora do asfalto. Afinal, quem nunca, na vida, viu um fusca, daqueles com os pneus bem estreitos e altos, percorrendo estradinhas de roça, lamaçais e até trilhas e sando delas facilmente?




Pesquise e reserve sua vaga em hotéis e pousadas para sua próxima viagem em:

Comentários

Posts mais populares

Casa De Bona: cenário de cinema em Farroupilha, RS

Goio-Ên: RS - SC

Caminhos de Pedra: uma casa na árvore e um café com mirante na Itália brasileira